Trabalho de parto – como a fisioterapia pode preparar a mulher. A fisioterapia obstétrica é um meio de preparar a mulher para o trabalho de parto.
Table of Contents
Trabalho de parto – como a fisioterapia pode preparar a mulher
Como isso é feito na prática?
Durante as sessões de fisioterapia muitos aspectos são cuidadosamente avaliados devido às grandes modificações corporais fisiológicas que a gestante enfrenta durante a gravidez. Assim, a base sempre será a avaliação para que o profissional planeje de forma totalmente individualizada a sua conduta para cada gestante utilizando recursos fisioterapêuticos disponíveis para preparar o corpo da mulher para receber todas as mudanças estruturais, hormonais e psicológicas que ocorrem a medida que a gestação avança.
Na prática, a atuação da fisioterapia obstétrica vai muito além de focar apenas no períneo da gestante, embora essa parte receba atenção especial durante todo o processo de preparação para o parto, uma vez que é fundamental trabalhar na prevenção de laceração perineal e incontinências urinária e fecal.
Assim, a fisioterapia visa um preparo corporal completo da gestante com enfoque no alívio de dores e desconfortos osteomusculares, otimização da respiração, orientações posturais para atividades cotidianas, exercícios de mobilidade e estabilização lombopélvica, redução de edemas, além, é claro, de treinar e preparar o assoalho pélvico para o parto normal.
Quando a gestante deve procurar um fisioterapeuta obstétrico?
O início do trabalho da fisioterapia na gestação pode e deve ser precoce para avaliar inicialmente o períneo, conduzindo a gestante ao autoconhecimento de seu períneo, especialmente na consciência perineal e sua capacidade de contrair, relaxar e coordenar essa musculatura.
A avaliação dos músculos do assoalho pélvico é importante para que o fisioterapeuta prescreva corretamente exercícios perineais e, assim, previna disfunções do assoalho pélvico e facilite o parto.
Como é a preparação para o trabalho de parto na prática?
Alguns aparelhos e técnicas manuais auxiliam no alongamento e relaxamento do períneo, como por exemplo, a massagem perineal, que é um recurso baseado em evidências científicas, amplamente utilizado na preparação dos tecidos perineais. Aqui na Total Corpus, em nossos atendimentos com as gestantes, ensinamos a massagem perineal a partir de 34 semanas de gestação.
Também é nessa fase que encorajamos o casal a se preparar para o trabalho de parto em si, o momento mais aguardado pelos futuros papais, que já estão com grandes expectativas e dúvidas com relação a ordem dos acontecimentos até o nascimento do bebê. Vários eventos acontecem após o início do trabalho de parto e por falta de informação, o casal fica ansioso e não sabe como lidar com a dor das contrações de forma não farmacológica. Sim! É possível utilizar recursos não farmacológicos no trabalho de parto para aliviar a dor das contrações, até que chegue o momento ideal para a parturiente receber a anestesia, se essa for sua escolha, é claro.
Nós ministramos um mini curso para o casal de Preparação para o Trabalho de Parto nas últimas semanas de gestação. Lembramos que é sempre muito importante o trabalho perineal ser realizado com antecedência para que a musculatura esteja bem preparada já no fim da gravidez e assim, haja menor risco de lesão do períneo durante o parto.
Agende uma avaliação conosco e comece hoje a cuidar de você!
Whatsapp: (11) 992106665
Nosso site: www.projetomaterna.com.br
Siga-nos no Instagram: @projetomaterna